Home / Programação 2 / Educação avança em tecnologia e inovação para soluções de ensino remoto no estado

Educação avança em tecnologia e inovação para soluções de ensino remoto no estado

Em 2020, o grande desafio da Educação foi encontrar soluções para proporcionar ensino de qualidade a todos os alunos da rede estadual, que tiveram de se adaptar às aulas remotas devido à pandemia do novo coronavírus. O foco da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná foi investir em tecnologia e inovação a serviço dos estudantes, professores e comunidade escolar.

Parte do orçamento anual da pasta (em torno de R$ 7 bilhões) foi destinado a iniciativas como o Aula Paraná, que se consolidou como um efetivo sistema multiplataforma de educação a distância, com aulas transmitidas pela televisão, YouTube e aplicativo. Algumas das parcerias da iniciativa incluem as ferramentas Google, como o Classroom, o Meet e o Forms.

AULA PARANÁ — Lançado em abril para atender estudantes da rede estadual no período de pandemia, o Aula Paraná — ferramenta de aulas remotas — se consolidou como sistema multiplataforma de educação a distância. As aulas, gravadas por professores selecionados ao longo do ano, foram transmitidas por canal de televisão aberta, pelo YouTube e pelo aplicativo (que não consome dados de 3G e 4G) e alcançaram os cerca de 1 milhão de alunos da rede.

Houve, ainda, uma série de parcerias, como a realizada com o Google Meets, plataforma usada pela rede estadual para aulas ao vivo por videochamada.

Semanalmente, aconteceram mais de 5 milhões de minutos de meetings. Outra parceria foi com o Google Forms (para entrega de atividades), que contabilizou, neste ano, mais de 300 milhões de envios de tarefas.

Houve, ainda, a parceria com o Google Classroom, que funciona como uma sala de aula virtual, onde as videoaulas ficam armazenadas e os professores podem adicionar material de apoio e definir atividades com prazo de entrega.

REDAÇÃO PARANÁ — O sistema Redação Paraná, que usa inteligência artificial para auxiliar alunos e professores na correção de redações, está sendo utilizado, desde 30 de novembro, por 255 mil estudantes da rede estadual, na fase piloto de implantação.

Eles são alunos dos cerca de 2 mil professores de Língua Portuguesa, em todo o estado, para quem a ferramenta já foi disponibilizada. Os docentes participaram do curso Formadores em Ação, oferecido pela Secretaria da Educação. Em 2021, a plataforma deve estar disponível para todos os estudantes e professores da rede.

A ferramenta, que foi desenvolvida internamente pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria, consiste em um sistema dotado de inteligência artificial, baseado em mais de 2,5 mil regras de linguagem, que faz análise de texto e sinaliza em tempo real os erros de gramática, ortografia, pontuação, contração, redundância, semântica e sintaxe.

Além disso, há explicações sobre os erros cometidos, pontuação prévia para os textos e um mecanismo que evita o plágio, impedindo as opções copiar/colar. A proposta do programa, portanto, é beneficiar tanto os estudantes, que poderão treinar a escrita e alcançar melhores resultados nas redações, quanto os professores, que poderão focar na argumentação e nas ideias do texto, devido à pré-correção rápida e otimizada feita pela ferramenta.

ESCOLA TOTAL — Desde 19 de novembro, os colégios estaduais do Paraná tiveram acesso ao Escola Total, um sistema de gestão para que diretores, pedagogos e professores acompanhem em tempo real a frequência e o aproveitamento dos alunos. Dessa forma, os profissionais podem acompanhar o rendimento de cada um dos estudantes e ter em mãos, com facilidade, dados para planejar estratégias de aprimoramento do desempenho escolar.

ESCOLA PARANÁ — O aplicativo Escola Paraná, desenvolvido para que pais e responsáveis legais acompanhem o desempenho escolar dos estudantes, já chegou a 3,4 milhões de downloads. Criado pela Secretaria da Educação, em parceria com a Celepar, o app permite a visualização do boletim escolar, da agenda de atividades da escola, da grade de disciplinas e dos avisos enviados pelo colégio.

Há, também, uma versão do Escola Paraná para os professores, que atingiu 74 mil downloads. Nela, o docente da rede estadual pode agendar e acompanhar datas de provas e trabalhos, além de enviar avisos para as turmas e lançar frequência e conteúdo de aulas no modo off-line.

MATRÍCULAS ONLINE — A matrícula escolar para o ano letivo de 2021 é feita quase inteiramente online neste ano. De 24 de novembro a 18 de dezembro, os pais, responsáveis legais e estudantes da rede estadual podem acessar a “Área do Aluno” (plataforma virtual da Secretaria da Educação) para confirmar a vaga de matrícula inicial ou de rematrícula. Apenas aqueles que não têm acesso a celular ou à internet precisam comparecer à instituição de ensino para, nela, realizar o processo on-line em um computador disponibilizado pela escola.

O procedimento on-line foi implementado em 2019 e foi a modalidade escolhida por cerca da metade dos pais, responsáveis e estudantes que realizaram a matrícula. Em 2020, em razão da pandemia, o processo virtual de matrícula (que já estava sendo aperfeiçoado) passou por ainda mais adaptações, visando estar disponível à totalidade da comunidade escolar do Estado.

AEN/PARANAVAÍ EM DESTAQUE

About admin

Check Also

SEGUNDA A SEXTA – 20 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *