Home / Programação 3 / Com ajustes, CBF publica novo calendário e prevê Campeonato Brasileiro até 24 de fevereiro

Com ajustes, CBF publica novo calendário e prevê Campeonato Brasileiro até 24 de fevereiro

A CBF publicou nesta manhã de quinta-feira nova versão do calendário de competições masculinas previstas para o ano de 2020, que só vai terminar em 2021 com ajustes devido à pandemia do novo coronavírus. A data de encerramento da temporada está previsto para 24 de fevereiro de 2021.

A agenda da CBF também prevê datas Fifa para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Mas sem paralisação das competições nacionais, como seria feito desta vez em 2020 – com exceção do período da Copa América 2020, que terminou adiada.

O Brasileiro da Série A começa dia 9 de agosto e a última das 38 rodadas será dia 24 de fevereiro de 2021. A CBF informou que “o detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.”

Como todos os clubes já haviam antecipado férias de atletas no mês de abril, não haverá paralisação nas festas de fim de ano, com jogos previstos para fins de semana em 26 e 27 de dezembro, logo depois do Natal, e nos dias 2 e 3 de janeiro, em seguida ao Ano Novo.

A CBF confirmou que os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados nos próximos dias

– Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores – disse ao site da CBF o presidente Rogério Caboclo.

As datas de cada competição

Série A

A primeira divisão será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Série B

Conforme decisão de conselho técnico de clubes, apesar de protestos e limitações de jogos em estados, vai de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Série C

De acordo com a CBF, serão 26 rodadas entre 9 de agosto e 31 de janeiro, atendendo a pedidos de clubes desta competição. “Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano”, destacou o texto do site da CBF.

Série D

Mais enxuta, a Série D tem previsão de início dia 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.

Copa do Brasil

O reinício da competição está previsto para 26 de agosto. Ainda faltam 11 datas. A Copa do Brasil vai até 10 de fevereiro. A Copa do Brasil será reiniciada com os jogos de volta da terceira fase e segue com o mesmo regulamento.

Copa do Nordeste

Conforme publicado anteriormente pelo GloboEsporte.com, a maior competição regional do país tem cinco datas a serem disputadas e será retomada em sua oitava e última rodada da primeira fase no dia 21 de julho. A Copa do Nordeste terá quartas e semifinais disputadas em jogo único. “A decisão será em dois jogos, com o inicial marcado para 1º de agosto e o segundo para o dia 4 do mesmo mês. Os jogos terão como sede única o Estado da Bahia, modelo inédito nas competições do futebol brasileiro”, explicou o site da CBF.

Eliminatórias de 2022

A Fifa marcou para setembro o início das Eliminatórias, que estavam previstas para março deste ano. São seis datas para as primeiras rodadas da competição de seleções sul-americanas. São dois jogos no mês de setembro, nos dias 3 e 8, dois em outubro, 8 e 13, e dois em novembro, nos dias 12 e 17.

A seleção brasileira vai estrear contra a Bolívia, no Maracanã, notícia publicada pelo GloboEsporte.com, na última segunda-feira. O jogo estava marcado para Pernambuco, mas, como será sem público, a CBF decidiu mudar o local da partida.

E a Libertadores e a Sul-Americana?

No anexo que a CBF publicou no site, não há informações sobre as datas das competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. A Conmebol ainda vai se reunir para discutir o calendário de retorno.

GLOBOESPORTE.COM

About admin

Check Also

DOMINGO – 8h da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *