Países intensificam medidas contra o novo coronavírus. Índia declara quarentena de 21 dias e Congo fecha fronteiras

Em todo o mundo, países intensificam as medidas para conter o novo coronavírus. Na Índia, o primeiro-ministro, Narendra Modi, determinou que todo o país fique de quarentena durante três semanas. Parte do comércio será fechado, além de fábricas, oficinas e templos. No pronunciamento, Modi justificou a medida dizendo que os especialistas em saúde o alertaram que o isolamento de pelo menos 21 dias é crucial para quebrar o ciclo de infecções do coronavírus no país. A Índia já registrou mais de 500 casos da doença e 10 mortes. Vale lembrar que o país é o segundo mais populoso do mundo – são 1,3 bilhão de habitantes.

Na África, a República Democrática do Congo declarou estado de emergência e fechou as fronteiras. A capital, Kinsasa está totalmente isolada, já que foram proibidas todas as viagens que tivessem a cidade como destino.

O vírus já está presente em 160 países. São 395.647 pessoas infectadas e 17.241 mortes. A Itália é o país mais afetado – tem quase 64 mil casos e mais de 6 mil mortes – mais do que na China, onde o vírus começou a se espalhar. No país asiático são 3.281 mortes.

No Brasil, 1.891 pessoas já foram infectadas e 34 já morreram por conta do novo coronavírus.

DANIEL MARQUES/AGÊNCIA DO RÁDIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *