COVID-19 vira golpe no WhatsApp

Atenção: golpistas têm usado o Coronavírus como armadilha para novos golpes. Em um deles, através do Whatsapp, os criminosos enviam um link, dizendo se tratar do cadastro para o recebimento de um auxílio de 200 reais mensais do governo federal, voltado à autônomos e pessoas de baixa renda, afetados pela crise do covid-19, o que é mentira.

Ao informar os dados solicitados, tudo acaba nas mãos dos golpistas. Outra artimanha do mal, usada por eles, é a divulgação de uma falsa distribuição gratuita de álcool em gel, e também de assinatura gratuita de serviços de streaming de filmes durante o período de surto da doença. Isso tudo, sempre pedindo a informação de dados pessoais.

De acordo com uma empresa de segurança cibernética, 19 golpes que usam a pandemia como isca foram identificados. E cerca de dois milhões de pessoas caíram em alguma dessas armações.

Para evitar ser vítima desse tipo de ação, desconfie de mensagens sensacionalistas, ou que ofereçam brindes. Procure informações em fontes confiáveis, como sites oficiais de órgãos do governo, ou portais de jornais.

O Ministério da Saúde, inclusive, possui uma conta no Whatsapp voltada a desmentir Fake News sobre o Covid-19. Anote o número: código de área 61 9 9289 4640.

VICTOR ABREU/MAIS NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *