Conexão 91 – Destaques 04/12/19

Fachada do TSE. Brasília-DF, 01/12/2015 Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Assinatura eletrônica = O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por quatro votos a três, autorizar o uso de assinaturas eletrônicas – em vez de assinaturas em papel – para a criação de um partido político. A maioria entendeu, no entanto, que a modalidade só será aceita depois que o TSE estabelecer regras, ou seja, regulamentar a questão. Para isso, será necessária a aprovação de uma resolução pelo plenário do tribunal, em sessão ainda sem data prevista. Por essa razão, não é possível afirmar que as regras estarão em vigência nas eleições de 2020.

Compartilhamento de dados = O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje se restringe ou mantém o atual modelo de compartilhamento de dados bancários e fiscais sigilosos pela Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Coaf, sem autorização judicial. Na semana passada, por 9 votos a 2, o STF decidiu que extratos bancários e declarações de Imposto de Renda de contribuintes investigados podem ser compartilhadas pela Receita com autoridades. Também houve maioria de votos a favor do compartilhamento de relatórios pelo Coaf nos moldes em que sempre foram produzidos. Ainda falta definir, no entanto, se haverá restrições específicas no caso desse órgão.

Paraisópolis = Os nove mortos e 12 feridos durante dispersão de um baile funk feita pela Polícia Militar (PM), na madrugada do último domingo (1º), em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, estavam em duas vielas, segundo moradores. De acordo com eles, vídeos gravados naquele dia, por quem mora na comunidade, mostram policiais militares encurralando e agredindo pessoas, respectivamente, nas vielas Três Corações e do Louro, que são paralelas, mas não se interligam. Ambas as vielas dão acesso às ruas Ernest Renan e Rudolf Lutze, que fazem esquina uma com a outra. A Viela Três Corações tem dois portões em cada uma de suas entradas. O que dá acesso à Rua Rudolf Lutze estava trancado no sábado. Existe um vídeo que mostra chegada da PM a Paraisópolis em ação que terminou com 9 mortos.

Produção industrial = Saem hoje dados de outubro da produção industrial. Em setembro, foi registrado crescimento de 0,3%, na comparação com agosto, puxada principalmente pela produção de veículos automotores. Foi a segunda alta mensal seguida e o melhor setembro em 2 anos. No acumulado no ano, entretanto, o setor industrial ainda acumula queda de 1,4%.

Bullying, indisciplina e solidão = Os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro das escolas do Brasil ocorrem em percentuais acima da média internacional, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Os dados foram divulgados ontem pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para a OCDE, o ambiente pouco receptivo afeta o desempenho dos estudantes. Os resultados do Pisa 2018 do Brasil apontam que 68% dos estudantes não sabem o básico de matemática; 50,1% apresentam baixo desempenho em leitura e 55,3%, baixo desempenho em ciência. “As escolas não são apenas locais onde se aprende conteúdo, mas também espaços de desenvolvimento social e emocional”, aponta o documento da OCDE. Pisa 2018: dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática. MEC afirma que vai buscar integração com estados e municípios para reverter resultados.

Foto: Agência Brasil

Mega-Sena = O concurso 2.213 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 50 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre em São Paulo (SP). A aposta mínima é R$ 4,50.

Carnaval 2020 = A mãe da cantora Lexa, a empresária Darlin Ferrattry, decidiu encarar 350 ml de silicone e uma lipoaspiração depois de herdar da filha uma coroa de rainha de bateria. Darlin assumiu o trono dos ritmistas da Unidos de Bangu, da Série A do Rio. Lexa, que saiu em Bangu este ano, reinará à frente da Unidos da Tijuca, no Grupo Especial do carnaval 2020.

Futebol = Campeonato Brasileiro – 19 horas: Athletico-PR x Santos – 19h30: Atlético-MG x Botafogo – 19h30: Ceará x Corinthians – 21 horas: Chapecoense x CSA – 21h30: São Paulo x Internacional – 21h30: Fluminense x Fortaleza

Atual campeão da Copa América, o Brasil tentará defender seu título a partir do próximo dia 14 de junho de 2020, contra a Venezuela, em Cali, na próxima edição do torneio. Em sorteio realizado em Cartagena, na Colômbia, a Conmebol fechou os dois grupos do torneio, que será realizado em solo colombiano e também na Argentina. Uma das seleções convidadas, o Catar estará na mesma chave da Seleção. O pontapé inicial da próxima Copa América será no estádio Monumental de Núñez, dia 12 de junho, entre Argentina e Chile, seleções que fizeram a final do torneio em 2015 e 2016. As duas equipes também protagonizaram a decisão do terceiro lugar na última edição, no Brasil. A final da competição em 2020 será no dia 12 de julho, no estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia. O Campeonato Brasileiro não irá parar durante o torneio. A próxima Copa América é uma adequação no calendário. A partir do ano que vem, o torneio passará a ser disputado de quatro em quatro anos, apenas em anos pares, como na Eurocopa. A edição de 2020 ocorrerá, inclusive, no mesmo intervalo do torneio europeu. Portanto, a edição seguinte será apenas em 2024. A Conmebol aproveitará a edição extra da competição para testar o novo formato. O técnico Tite não esteve presente no sorteio. Coordenador de Seleções da CBF, Juninho foi o representante da seleção brasileira e participou da cerimônia ao levar a taça da Copa América ao palco. Além dele, também viajou para a Colômbia o auxiliar técnico César Sampaio. – É uma competição difícil, temos que valorizar muito. Já começamos a Copa América. Os quatro jogos são no ano que vem, mas o trabalho da logística já tem início hoje. Vamos viajar pela Colômbia e com certeza seremos bem recebidos em todas essas cidades – disse Juninho, em entrevista ao site oficial da CBF. A cerimônia em Cartagena contou com as participações do ex-goleiro Mondragon e o ex-zagueiro Yepes, ambos colombianos, e o ex-zagueiro Oscar Ruggeri, último capitão a erguer um troféu oficial pela Argentina, na Copa América de 1993. O evento também apresentou a bola e o mascote oficial do torneio, que se chama Pibe e homenageia os vários cachorros que invadem os campos pela América do Sul. O formato do torneio. As seis seleções de cada grupo se enfrentam em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de mata-mata, com quartas de final, semifinal e final. Com isso, as equipes farão dois jogos a mais na primeira fase: cinco, em vez de três no antigo modelo. Quem avançar à semifinal terminará com oito partidas, mais do que os atuais seis da Copa América e os sete da copa do Mundo. A competição passará de 26 jogos, como na edição do Brasil, em 2019, para 38 em 2020.

Hoje 04 DE DEZEMBRO é Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão, Nacional do Perito Criminal, do Pedicuro, do Orientador Educacional e Latino-americano da Propaganda – Aniversário de Terra Rica 65 ANOS.

Fonte G1 – Ferreira Jr – Conexão 91

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *