Conexão 91 – Destaques 03/12/19

Foto: Reprodução

Desempenho dos estudantes = O Brasil não conseguiu registrar avanços significativos no desempenho dos estudantes em leitura, em matemática e em ciências no mais importante ranking mundial de educação. O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) aponta ligeiro aumento da nota média, mas os estudantes brasileiros seguem entre os últimos 10 colocados na prova de matemática. Em leitura, o Brasil conseguiu manter sua posição de 2015, mas ainda está atrás de mais de 50 países e regiões econômicas. Já em ciência, o país caiu algumas posições, para uma colocação abaixo de pelo menos 65 participantes. Pior: dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática, e o país está estagnado há dez anos no nível básico de leitura e compreensão de textos. Argentina tem os piores desempenhos da América do Sul no Pisa 2018.

PIB do 3º trimestre = O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do país referente ao terceiro trimestre. Segundo economistas e analistas, os dados devem trazer uma alta entre 0,3% e 0,66% os três meses anteriores, quando a economia teve uma expansão de 0,4%. Mas o mercado ainda vê um ritmo fraco.

Impeachment contra Trump = Comissão de Inteligência da Câmara dos EUA vota relatório do impeachment de Donald Trump. Depois, o processo vai à Comissão Judiciária, onde se avaliará em quais artigos o presidente investigado se enquadra.

Turismo = Assim como nos últimos cinco anos, Hong Kong segue sendo a cidade mais visitada do mundo. Apesar de ter registrado uma queda de 8,7% no número de visitantes em relação a 2018, a metrópole chinesa anotou 26, 7 milhões de chegadas na projeção deste ano. Atrás de Hong Kong, a segunda cidade mais visitada também segue sendo Bangkok, a capital da Tailândia, e o terceiro lugar ficou com Macau, na China. O Rio de Janeiro, cidade brasileira mais bem colocada, sai do ranking das 100 mais visitadas, apesar de ter registrado aumento no número de chegadas.

Carnaval 2020 = Quem são as rainhas de bateria do Grupo Especial do Rio de 2020. Entre as trocas de coroas e retornos à Sapucaí, nomes de veteranas como Viviane Araújo continuam entre os reinados intactos no carnaval do Rio. Aline Riscado e Paolla Oliveira são novidades.

Ano Novo no Rio = Você quer passar o Reveillon no Rio de Janeiro? Réveillon no Rio terá shows do Paralamas, Bola Preta e Monobloco. Cidade conta com mais de 40 eventos pagos para comemorar a chegada de 2020. Hotéis e restaurantes oferecem também opções para uma celebração mais reservada, mas os preços são salgados.

Hoje 03 DE DEZEMBRO é Dia Nacional de Combate à Pirataria e a Biopirataria, do Delegado de Polícia,  Internacional das Pessoas com Deficiência e dos Portadores de Alergia Crônica (Organização Mundial da Saúde).

Fonte G1 – Ferreira Jr. – Conexão 91

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *