Conexão 91 – Paraná 29/11/19

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou 50 novos casos de sarampo em uma semana, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28). Com isso, o número de casos no estado em 2019 subiu para 479. Curitiba e os municípios da região metropolitana concentram quase 70% do total de casos. São 335 confirmações nessas cidades.

Governo é condenado a pagar indenização para ex-comandante do Corpo de Bombeiros = A 3ª Câmera Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) condenou o Governo do Estado ao pagamento de indenização de R$ 50 mil por danos morais ao coronel Jorge Luiz Martins, do Corpo de Bombeiros do Paraná. Ele foi inocentado de uma acusação de matar nove pessoas, em Curitiba. Cabe recurso da decisão proferida em 22 de novembro. Por unanimidade, os desembargadores do TJ concluíram que Martins foi preso injustamente, sem que houvesse indícios da participação dele nos crimes, o que gerou danos à honra do coronel.

Expectativa de vida ao nascer no Paraná é de 77,7 anos, diz IBGE = A expectativa de vida ao nascer no Paraná era de 77,7 anos em 2018, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28). A esperança de vida ao nascer no estado é cerca de um ano e meio superior à média nacional, de 76,3 anos. O índice do Paraná apresentou alta em relação à estimativa anterior, de 2017, quando a expectativa de vida era de 77,4 anos.

MPF denuncia Aníbal Gomes por corrupção passiva e lavagem de dinheiro = O deputado federal Aníbal Gomes (DEM) foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. A denúncia foi protocolada no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná na tarde desta quarta-feira (27) e também inclui o nome de Luis Carlos Batista Sá, que atuou como assessor de Aníbal Gomes, pelos mesmos crimes.

Prefeito Rafael Greca é internado para cirurgia no abdômen = O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), foi internado para realizar uma cirurgia no abdômen na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com a prefeitura, exames realizados na quarta-feira (27) apontaram a presença de uma hérnia na parede do abdômen. Segundo a prefeitura, a cirurgia não era de emergência, mas Greca optou por fazer a intervenção imediatamente. A prefeitura informou que a cirurgia para fechamento da hérnia é considerada de baixo risco.

Um homem, de 58 anos, morreu em um acidente na PR-554, entre Astorga e o distrito de Tupinambá, no norte do Paraná, nesta quinta-feira (28). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista estava sozinho no carro. Ele perdeu o controle da direção em uma curva e bateu contra uma árvore. A vítima morreu no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá, também no norte do estado.

Com objetivo de reconhecer o trabalho dos professores da rede pública, dar visibilidade às experiências pedagógicas consideradas exitosas, estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Municipal de Educação e da Base Nacional Comum Curricular, propagar as boas ideias e ações desenvolvidas por nossos professores em suas instituições de ensino, será realizada hoje a cerimônia de premiação “Professor Nota 10”.

A pontuação se dará em três etapas, sendo a primeira: a entrega do projeto escrito; a segunda, a apresentação oral e a terceira etapa, conta com a participação da população. Os três projetos selecionados foram publicados na página do Facebook da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o projeto que tiver mais curtidas somará 20 pontos.

No próximo final de semana, mais uma vez os Três Morrinhos será palco da Final Paranaense de Parapente. Entre 40 e 60 pilotos disputarão o título de melhor do Estado. Em preparação a este grande evento que acontecerá na cidade, o principal ponto turístico de Terra Rica, o Morro Três Irmãos está passando por limpeza, roçada e manutenção. Vale lembrar que os Três Morrinhos é considerado como o local que tem mais condições de voo no Estado do Paraná. A diretora municipal de Turismo, Sandra Frauches, e o colaborador do evento, Adailton Cesar estão acompanhando os trabalhos realizados pela equipe da empresa terceirizada, administração municipal e secretaria de viação e obras. O evento é promovido pela Federação Paranaense de Voo Livre com o apoio da Prefeitura Municipal de Terra Rica por meio da Divisão do Turismo.

Nesta sexta-feira (29) às 19h30 será realizada em Paranavaí a missa de Ação de Graças por todas as forças de segurança e justiça que atuam na cidade, incluindo: Polícias Militar, Civil, e Científica, Tribunal de Justiça do Paraná, OAB, Centro de Socioeducação, Exército, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Guarda-Municipal, Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Comunitário de Segurança e outros. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mário Spaki, e acontece na Comunidade São Vicente de Paulo, que fica na Avenida Presidente Tancredo Neves, em frente à APDE. Toda a comunidade pode participar. Quem quiser, pode colaborar com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais.

A Polícia Civil informou na manhã desta quinta-feira (28) que a família que teria sido sequestrada em Cruzeiro do Oeste na terça (26) foi localizada em Guaíra e passa bem. Os detalhes da operação serão repassados à imprensa nas próximas horas, na 7ª SDP. Imagens de uma câmera de segurança mostram a chegada de dois suspeitos à residência, nas imediações da Associação da Prefeitura Municipal. A dupla passou cerca de uma hora no local. Eliane Furlan dos Santos, 27, Cristiano Pereira Lopes, 33, Samuel Furlan Lopes, 1, e Juan Furlan Lopes, 8, teriam sido levados e eram considerados desaparecidos. Segundo a polícia, a casa foi revirada e faltava uma televisão, uma moto Honda CG e um veículo Corsa Hatch. Uma postagem no Facebook de Cristiano Pereira Lopes, informando que a família estava chegando em casa com a família, foi apontada como suspeita, pois seria um artifício dos criminosos para confundir a operação montada para elucidar o caso.

Neste sábado (30), todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para o Dia “D” da Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo. Nesta etapa, o público alvo são as pessoas de 20 a 29 anos de idade. Todos desta faixa etária que ainda não receberam duas doses desta vacina devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para regularizar a situação vacinal. Basta levar a Carteira de Vacinação para receber a dose da vacina. “No Paraná, dos 368 casos já confirmados, 195 são de pessoas na idade entre 20 e 29 anos. Precisamos proteger nossa população desta doença que já causou muitas mortes no passado e voltou a gerar novas vítimas. A única maneira de proteção é a vacinação, pois não há tratamento específico”, destaca a coordenadora de imunização de Paranavaí, Grazieli Neves Barbaço.

No dia 23 de outubro pousava em Paranavaí o primeiro voo comercial vindo de Curitiba, dentro do programa Voe Paraná, do Governo do Estado. Pouco mais de um mês depois, até 25 de novembro, a empresa responsável pelo transporte aéreo entre as duas cidades contabilizou 19 embarque e 24 desembarques no Aeroporto Municipal Edu Chaves.
A abertura da rota ligando Paranavaí a Curitiba representa facilidade para quem precisa transitar entre as duas cidades. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, os voos comerciais vão garantir mais investimentos ao município, gerando emprego e renda.
Ele disse que ainda é cedo para avaliar quais foram os impactos que os voos comerciais causaram sobre a economia de Paranavaí. “Estamos encaminhando para o final do ano e as atividades de desenvolvimento econômico que demandam viagens estão paralisando.” Mas a partir de janeiro de 2020 deverá ser possível “ter um panorama sobre os dados de desenvolvimento em favor do aeroporto”.
O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Dultra, afirmou que todas as exigências foram cumpridas no sentido de tornar o aspecto estrutural do aeroporto viável para a realização dos voos.
Ele explicou que a pista de pouso requer nova pavimentação, mas a condição atual do asfalto não interfere na segurança da operação da aeronave. Segundo Dultra, já existe um projeto para a recuperação da malha asfáltica dentro do Aeroporto Edu Chaves. O momento é de espera pela liberação de recursos.
De qualquer maneira, a recuperação da pista só será necessária se Paranavaí receber aeronaves maiores, o que deverá ser realidade no futuro, quando a demanda por voos a Curitiba for maior do que a registrada até aqui.
O primeiro voo – com saída de Curitiba – teve único passageiro, o deputado estadual Sebastião Medeiros. Pouso e desembarque aconteceram próximo às 15 horas. Na ocasião, dezenas de pessoas foram até o aeroporto para ver de perto a retomada das atividades comerciais.
Além de Paranavaí, foram incluídas no programa Voe Paraná: Arapongas, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Paranaguá, Telêmaco Borba e União da Vitória.

FONTES G1 PARANÁ/RPC NOROESTE/PORTAL DA CIDADE PARANAVAÍ/DIÁRIO DO NOROESTE – FERREIRA JUNIOR – CONEXÃO 91

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *